Nome Original

Sekai Ninja Sen Jiraiya (世界忍者戦ジライヤ Sekai Ninja Sen Jiraiya, traduzido como Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya e lançado no Brasil sob o título Jiraiya, o Incrivel Ninja)

Jiraya

Ninja Jiraya

Genero

Tokusatsu (特撮 Tokusatsu):Ante eram os “filme de efeitos especiais” hoje é sinonimo de Live-Action

Takumi Tsutsui hoje

Takumi Tsutsui em 2010 (a confirmar)

A serie

Foi série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 e 24 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. Quase um ano depois foi trazida e exibida no Brasil pela extinta REDE MANCHETE a dona do direito era a tambem extinta TOP TAPE.

Quem tem mais de 25 deve lembra que a TOP TAPE era responsavel por todos os grandes sucessos japoneses vinculados na REDE MANCHETE

Elenco de Jiraya

Elenco do Jyraia na epoca as filmagens

Ninja Jiraiya diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão da franquia na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes.
Apesar de algumas tecnicas beirarem o sobrenatural ele se diferencia muito dos seu rivais da epoca que tinham como inimigos feiticeiros e aliens.

Ninja Jiraiya contava apenas com sua armadura, espada, carro, moto e seu irmão Manabu que dava parte do tom comico a serie.
Quem já assistiu Samurai X deve se identificar vagamente com a situação.

Foi trazida ao Brasil pela extinta Top Tape e estreou no dia 25 de setembro de 1989 pela Rede Manchete, continuando a fazer muito sucesso na década de 90. Mais tarde voltou a ser exibida pela mesma emissora entre 1998 e 1999. Com a falência da Manchete, Ninjas Jiraiya foi exibida pela manhã na RedeTV! até meados de 1999, pouco antes da emissora estrear a sua programação definitiva. Atualmente, é exibida no bloco “Made in Japan” da Ulbra TV de Porto Alegre, pela Rede NGT de televisão, e Rede Brasil de Televisão (RBTV).

Takumi Tsutsui

Takumi Tsutsui em 1989

Abertura Ninja Jiraya

Fonte:Wikipedia e Last FM